Logo Cardoso Filho Automóveis

Blog

Evitar Pane Elétrica

A pane elétrica é causada pela falta de manutenção da bateria e do alternador, ou pela sobrecarga do sistema, causada por equipamentos eletrônicos colocados fora do projeto da montadora, como alarmes, câmeras de ré, vidros e travas elétricas. O sintoma mais comum do problema é a dificuldade para ligar o carro, mas o mau funcionamento de rádio, travas e vidros elétricos e alarme também são indícios de pane.

As dicas abaixo podem ajudá-lo a evitar esse transtorno:

1) Sucessivas partidas no motor em situações adversas do dia a dia, como congestionamentos, podem prejudicar a bateria. Ao dar a partida permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida.

2) Som ligado por muito tempo, com o motor desligado, pode descarregar a bateria. Evite deixar equipamentos elétricos como som e luz ligados quando o motor estiver desligado.

3) Pisar no freio em marcha lenta, sucessivamente, exige mais da bateria e pode descarregá-la. Utilize o freio de mão quando estiver em um congestionamento.

4) Problemas no alternador são as causas da maioria das panes elétricas dos veículos em trânsito. Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento.

Compartilhe:

Comente: