Logo Cardoso Filho Automóveis

Blog

Manutenção dos freios

Andar com o carro pelas ruas exige que se cuide da mecânica, mas, boa parte dos motoristas negligenciam essa etapa, principalmente quando se trata da manutenção dos freios.

1. Troque as pastilhas de freios

as pastilhas também são conhecidas como placas de travão e pastilhas de travão que permitem a fricção com o disco de freio e fazem o carro desacelerar ou parar. Com o tempo, a superfície fica gasta ou vitrificada e perde sua aderência.

2. Faça a manutenção dos freios em oficinas de confiança

Não opte por fazer o serviço com um mecânico que não possui referência ou uma pessoa sem conhecimento técnico necessário apenas porque o preço está mais em conta. Por falta de experiência essas pessoas podem não fazer uma verificação e manutenção correta.

3. Não faça a retífica de discos

Se o disco de freio estiver com algum problema, a melhor opção é sempre substituir, principalmente se houver algum tipo de trinca. Nesse caso, se for fazer a retífica pode só agravar a situação e deixar a peça ainda mais irregular.

4. Cuide do fluido de freio

O fluído é um óleo desenvolvido para o sistema de frenagem que ajuda a transferir a força da frenagem para os pneus. Quando ele não está na viscosidade ou quantidade correta, pode apresentar falhas de funcionamento.

5. Prefira as peças originais

As peças paralelas podem parecer atrativas devido aos preços mais baixos, porém não foram desenvolvidas especificamente para o seu tipo de veículo e não são certificadas pela montadora. Se for optar por elas, pelo menos verifique se possuem o selo do Inmetro.

6. Fique atento aos sinais

Já foi mencionado que alguns sinais podem indicar que está na hora de trocar o fluido de freio, porém é possível identificar outros problemas nesse sistema por meio de outros indicativos. Ao perceber esses sinais, não deixe de ir ao mecânico para verificar o que está acontecendo com o carro.

Compartilhe:

Comente: