Logo Cardoso Filho Automóveis

Blog

Velas e Cabos de Ignição

Dicas de manutenção periódica: Velas e Cabos de ignição

Hoje iremos tratar de um assunto bem específico e importante, a manutenção das velas e dos cabos de ignição, componentes que merecem cuidado e devem ser inspecionados periodicamente a fim de evitar maiores complicações.

O funcionamento do motor causa um desgaste contínuo nas velas de ignição, por isso a necessidade de examinar as peças de tempos em tempos. Mas que problemas podem surgir desse possível desgaste? Os principais deles são:

- Irregularidades no funcionamento;
- Falhas durante retomadas;
- Dificuldade na partida;
- Alto consumo de combustível.
Cada veículo vem com seu plano de manutenção e garantia, no entanto, caso seu carro seja utilizado em condições que exigem muito dele, como um trânsito intenso – como o das grandes cidades -, a revisão deve ser feita com maior frequência.

Nesses casos, ao invés da substituição da vela a cada 20 mil km rodados, o ideal é que ela seja trocada com a metade da quilometragem, ou seja, 10 mil km. Isso porque, enquanto parado no engarrafamento, o veículo continua funcionando e, portanto, sofrendo um certo desgaste, mesmo sem o aumento no indicador de quilômetros rodados.

Com frequência, a falha de ignição, quando no começo, não é percebida pelo motorista, e só ocorre em cargas parciais e retomadas de aceleração. No entanto, a partir do momento em que essa falha se torna perceptível, quer dizer que ela já vem acontecendo há bastante tempo.

Além da indicação da quilometragem, pode-se checar se a vela precisa ou não ser trocada através de uma inspeção visual dos eletrodos.

Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhe:

Comente: